Encenação
O que é encenação?  Encenação = em cena + ação.
Cena = Movimento, acontecimento instantâneo.
Ação = Forma que toma este movimento, sempre com o intuito de transmitir  uma mensagem. Em teatro é assim que damos forma e sentido a esta palavra.

Atuação
A Arte de atuar, de pôr em cena, transformar em espetáculo um texto escrito; o efeito dessa arte. A origem do termo surge como elemento constituinte e inseparável do teatro sendo através dele que se verifica a evolução técnica e estética desse mesmo teatro.
Consiste em imprimir, por meio de diversas técnicas, ou mesmo da pura intuição, vida e realidade a um personagem. Muitas vezes tida como fruto da inspiração, e até da possessão divina ou da racionalização das emoções, é a parte específica dos artistas da cena, e que nesta aparecem, diferentemente de dramaturgos e diretores.

Atuação e encenação no cotidiano
O que você acha dessa afirmação:
“Não existe problema nenhum em usar mascarás, o problema é quando as mascarás te usam”

 
Lembrando que a definição de mascarás sugere uma encenação, uma atuação, uma farsa, um fingimento, então a frase acima propõe que não existe problemas em encenar ou em fingir, entretendo existe um problema que é quando a encenação é usada para meios egoístas e propósitos destrutivos, à partir disso não é mas você quem usa a mascara, mas a mascará quem te usa, e esse é o principal problema, o fato é que usamos mascarás o tempo inteiro, e se usamos em pequenas situações o que difere uma encenação pequena de uma atuação grande? Um exemplo de uma atuação pequena é quando fingirmos estar bem, quando na verdade não estamos, não existe problema nenhum nessa atuação, agora o problema é quando fingirmos estarmos tristes quando estamos realmente bem, está atuação normalmente tem objetivos manipuladores e isso é prejudicial, encenamos o tempo inteiro, em cada lugar, para cada pessoa, Quando transmitimos uma aparência além do que somos, estamos encenando, quando falamos algo além do que é verdade, estamos encenando, quando fazemos um comportamento falso, estamos encenando, a encenação afeta mais a visão do que a audição, é sempre mais eficiente do que uma encenação verbal, contudo todas compõem uma encenação.

Mentiras
Diferente da atuação e encenação, a mentira que é facilmente atribuída às encenações de modo generalizado, tende-se a ser algo diferente de encenações e atuações, o principio é basicamente esse; “Toda mentira é uma encenação, mas nem toda encenação é mentira” para podermos separar mentiras atuações, devemos nos atentar ao significado da palavra mentira:
Significado de Mentir:
v.i. Afirmar aquilo que se sabe ser falso, ou negar o que se sabe ser verdadeiro: mentir vergonhosamente.
Enganar, iludir; ludibriar.
A atuação da mentira é com propósito destrutivo, de enganar, destruir, iludir, algo feito propositalmente para um fim pessoal egoísta, podemos concluir que o que uma das diferenças mais significativas da mentira e encenação na vida pessoal é a questão de caráter e propósito moral.  
Sempre existiram encenações que se tornou aceitável pela sociedade no avanço das civilizações, no entendo algumas ainda geram polêmicas, más dentro da doutrina Cristã, o que a bíblia nos fala sobre atuação, encenações e mascarás? Vejamos algumas passagens sobre encenações:

Jacó e Esaú
Já idoso, Isaque pediu que Esaú fosse buscar uma caça e disse: “Deixa-me comer, para que a minha alma te abençoe antes de eu morrer.” Ao ouvir o que seu marido disse, Rebeca preparou um prato gostoso e instruiu a Jacó: ‘Tens de levar a comida a teu pai e ele tem de comê-la, para que te abençoe antes da sua morte.’ Em seguida, usando as roupas de Esaú, e com peles de cabritinho no pescoço e nas mãos, Jacó levou a comida a seu pai. Quando Isaque lhe perguntou “quem és, meu filho?”, Jacó respondeu: “Eu sou Esaú, teu primogênito.” Isaque acreditou nele e lhe deu a bênção. — Gênesis 27:1-29.
Nessa passagem Jacó utilizou de encenações para obter à bênção que era do seu irmão Esaú, com tudo que aprendemos acima, como podemos analisar essa encenação de Esaú? Vamos observar o que diz o versículo 13: “E disse-lhe sua mãe: Meu filho, sobre mim seja a tua maldição; somente obedece à minha voz, e vai, traze-mos.” Já está escrito que viria um mal dessa encenação, então podemos concluir que essa encenação foi uma mentira, algo destrutivo e não construtivo.
A Fuga de Davi
“Na época em que ainda fugia de Saul, Davi se fingiu de doido para escapar de Aquis, rei de Gate. Ele arranhava as portas com as unhas e deixava escorrer saliva pela barba.“
I Samuel 21:13-15
Davi para escapar da morte apelou para uma encenação, continuando no livro de Samuel não é descrito de forma clara se isso foi algo bom ou ruim, mas se analisarmos o Salmo 34 que foi escrito por Davi logo após sua fuga, o vemos atribuindo a Deus a causa de ter saído com vida através da sua encenação de louco:
“Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.”
Salmos 34:4
Concluímos então que essa foi uma encenação, que diferente da de Jacó não foi para roubar ou para destruir, sua encenação foi justificada para fugir de um mal que já intentavam fazer a Davi.
Deus e Abraão
E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.
Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.
Gênesis 22:1-3
Por ultimo exemplo e o mais convincente é do próprio Deus encenando para Abraão, dizendo que queria o seu filho em holocausto, mas como todos nós sabemos Deus não deixou Abraão cumprir sua ordem na encenação (Gênesis 22:12) mas utilizou da encenação para provar a Abraão, ou seja uma encenação com um proposto construtivo, algo benéfico, é para isso que se deve usar a arte da encenação.

Com todos esses exemplos e explicações sobre atuação, encenação e mentiras, então Cia de Teatro Tetelestai afirma:
“Não existe problema nenhum em usar mascarás, o problema é quando as mascarás te usam”
Usem suas mascarás não deixem elas te usarem.
TETELESTAI – Artigo Mascarás da Encenação
Autor: Denis Douglas